Booking.com

NOTÍCIAS

- 30/01/2018

Conheça a história e os fundamentos básicos para arrasar no futevôlei na Praia de Maresias

Modalidade criada nas praias cariocas é sucesso no Brasil e em diversos locais pelo mundo

O Rio de Janeiro foi o berço dessa modalidade que é considerada para ser um esporte olímpico (Foto: Divulgação)

O Rio de Janeiro foi o berço dessa modalidade que é considerada para ser um esporte olímpico (Foto: Divulgação)


O futevôlei é um esporte criado nos anos 60, nas praias do Rio de Janeiro. Praticada numa quadra bem parecida com a de vôlei de praia, a modalidade se espalhou pelo país e o mundo e, além de ser comum nas praias cariocas, é um esporte fácil de encontrar em Maresias.

Ninguém jamais saberá quem foi o inventor deste jogo. O que se sabe ao certo é que os pioneiros foram meninos praieiros cariocas. A história contada é que um grupo de amigos, acostumado a dar toques à beira-mar, foi proibido da prática pela polícia. Foi então que este grupo decidiu então continuar suas atividades em outro local – sem utilizar braços e mãos – mais precisamente em Copacabana, onde se encontravam os campos de vôlei de praia.

Foi a partir deste momento que a turma passou a se dividir em equipes e usar a rede do meio para praticar seus toques, surgindo assim o futevôlei. Desde então, a modalidade só evoluiu, surgindo novas regras, sendo hoje mais usual a prática de duplas – também pode ser praticada em 3x3 e 4x4 –  o que exige uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos.

Na década de 1990, o futevólei acabou se expandindo mundialmente de forma notável. Passou a ser praticado em países como EUA, Canadá, Argentina, Uruguai, Holanda, Itália, França, Grécia, Espanha, Suíça, Portugal, Áustria, Tailândia, etc. A massificação da prática na atualidade faz as federações internacionais lutarem para a modalidade virar um esporte olímpico, o que é fortemente considerado para o futuro.

Fundamentos básicos
Existem cinco fundamentos básicos para se praticar o futevôlei: saque, recepção, levantamento, ataque e defesa. Eles podem ser realizados com os pés, coxa, canela, cabeça, ombros. Mãos e braços são proibidos no esporte.

O saque é a ação que inicia uma jogada. É executado com o pé, sendo exigível a bola estar colocada na areia atrás da linha de fundo, devendo passar por cima da rede, na direção do campo adversário.

A recepção consiste em receber a bola colocando-a em boas condições para que o parceiro possa realizar o segundo toque em condições de ser atacada com um máximo de eficiência.

O levantamento é o segundo toque da equipe que recebe a bola enviada do campo adversário. Consiste em colocar a bola proveniente do parceiro (que executou a recepção) em condições de ser atacada com o máximo de eficiência.

O ataque consiste em colocar a bola no campo adversário de forma a fazer com que o mesmo não tenha condições de devolvê-la. Para isso é necessário enviar a bola com um grau máximo de dificuldade para a recepção do oponente. Já a defesa consiste em impedir que o ataque adversário faça tocar a bola no solo da sua quadra.

Regras de pontuação
As regras do jogo são simples: Melhor de 3 sets. Vence a partida quando a equipe ganha 2 sets. Cada set é disputado até aos 18 pontos (pontos diretos), exceto o 3º set, que será até aos 15 pontos, tendo o vencedor de conseguir dois pontos de diferença sobre o adversário em qualquer um dos sets.

A Praia de Maresias não se destaca apenas por sua beleza natural e pela vida noturna. É possível encontrar os seus frequentadores sempre praticando algum esporte e o futevôlei é uma das modalidades favoritas dos banhistas.

Para mais informações sobre o futevôlei nacional, basta entrar no site oficial da Confederação Brasileira de Futevôlei.

Procurando um lugar para ficar? Acha seu próximo hotel em Maresias!



Publicado em: o que fazer em maresias, litoral norte, futevôlei, dicas






ENQUETE

Como nosso objetivo é trazer aquilo que você mais procura, o que você gostaria de ver mais no Maresias.com.br?

  • Notícias da região
  • Fotos das baladas e eventos
  • Descontos e ofertas
  • Vídeos

FIQUE POR DENTRO

Acompanhe tudo que acontece
em Maresias nas redes sociais

Redes Sociais

RECEBA NOVIDADES

Tudo sobre Maresias no seu e-mail!